terça-feira, 11 de agosto de 2009

CÂMARA MUNICIPAL PROVISÓRIA?


O Município de São João Batista já vai para 52 anos de emancipado politicamente, isto é, tempo que marca a criação do populoso, movimentado, independente e, na época bem localizado, povoado de São João, Vila de São João ou Ponta de São João, em município, desmembrado do município sede São Vicente Férrer.
Por aqui já passaram muitas administrações. Desde as que não recebiam quase nem um recurso até as de hoje que recebem muito, ou o suficiente para dotar o município de uma infraestrutura urbana capaz de parecer cidade e tirar-lhe aquele aspecto de arraial, vila, etc.
Os poderes constituídos estão assim estabelecidos: Poder Executivo, Judiciário e Poder Legislativo.
Os dois primeiros possuem sede própria. Somente o poder Legislativo – aquele que representa diretamente o Povo – agrega-se em sede provisória.
Aqui em São João Batista, a sede da Prefeitura é obra de alguns poucos prefeitos. Começada pelo então prefeito Achiles Santos Jacinto, teve aos poucos concebida sua ampliação, reparos ou tímidas reformas pelos prefeitos que o sucederam, ressaltando-se alguns poucos que nem um prego ali enfiaram.
Já o prédio do Poder Judiciário tem modernas instalações, acolhe além do Juizado o Fórum Eleitoral.
Entretanto, o que dizer da Câmara Municipal?
Ao longo dos anos vem nômade, sem paradeiro certo, sem sede própria. Quando não se acomoda em pequenos cubículos, aloja-se em auditórios de Escolas públicas.
Desta vez a sede provisória (fotos) da Câmara Municipal de São João Batista ocupa o espaço onde deveria estar funcionando a Escola de Música do Município, que em boa hora deve-se perguntar: Por onde foi parar a Escola de Música? Os instrumentos musicais, que fim tiveram?
Já está mais do que na hora dos “Edis” clamarem e exigirem de quem de direito, a construção da sede própria do Poder Legislativo, da Casa do Povo. Para que o povo possa dispor de um espaço de reivindicação e cobrança aos que para ali foram eleitos, e que estes possam justificar os votos que assim mereceram.
Que a Câmara Municipal seja definitiva! Que sejam provisórios apenas os vereadores! Como os são...!

Um comentário:

  1. Batista esses vereadores devem ser cobrados a cumprir seus verdadeiros papéis, a população joanina deve ficar atenta e dá a resposta adequadamente.
    Sucessos e parabéns pelo blogue,
    Genilson Protasio

    ResponderExcluir